13/02/2012

29 Anos de Red Hot Chili Peppers

Há 29 anos atrás, no dia 13 de fevereiro de 1983 surgiu  uma das melhores bandas da história do Rock, o Red Hot Chili Peppers.
Em 1983 nascia o Red Hot Chili Peppers, formado inicialmente por Anthony Kiedis no vocal, Flea no baixo, Hillel Slovak na guitarra e Jack Irons na bateria. A princípio seria só uma brincadeira, mas os integrantes gostaram do resultado e passaram a fazer shows.
Três meses depois eles recebem uma oferta do Run DMC para tocarem em um mini festival e em outubro de 1983, o Red Hot Chili Peppers assina o seu primeiro contrato com uma gravadora. Em 1985, os Peppers completamente perdidos, batem na porta de George Clinton para que ele produzisse o novo álbum, e então obrigam a gravadora a aceitá-lo como o novo produtor da banda. Então vem o novo álbum da banda, o Freaky Styley, com sua gravação feita em Detroit, na fazenda de Clinton, sai em setembro de 1985 e recebe várias críticas positivas. No começo de 1988, ao passo que o Red Hot Chili Peppers vinha ascendendo a cada trabalho e no caminho certo do sucesso, Hillel usava drogas cada vez mais. Em 27 de junho, Hillel é encontrado morto por overdose de heroína aos 26 anos. Kiedis então vai para um pequeno vilarejo no México, Irons sai da banda sumindo por um tempo no mundo e Flea mergulha em projetos paralelos. Parecia que era o fim do Red Hot Chili Peppers.
Em 1988 depois de muito procurar, os Peppers acham um novo guitarrista, John Frusciante de apenas 18 anos e também o novo baterista, Chad Smith.
Flea, John Frusciante, Chad Smith e Anthony Kiedis a frente.

Em fevereiro de 1989, com sua nova formação, começam novamente com o disco Mother's Milk, que contém onze músicas e a cover de "Higher Ground" de Stevie Wonder e "Fire" de Jimi Hendrix, o álbum fez sucesso nas paradas e vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo. Em 1992 após uma turnê enorme e muito cansativa, John Frusciante não suporta toda essa pressão e constantes viagens e resolve deixar a banda. Dois guitarristas ocuparam o lugar de Frusciante, o primeiro foi Arik Marshall e depois foi Dave Navarro. Em abril de 1998, Flea visitou Frusciante em sua casa e pediu-lhe para se juntar à banda novamente, Frusciante começou a soluçar e disse: "nada me faria mais feliz no mundo." Após isso em 08 de junho de 1999, após mais de um ano de produção e prática meticulosa, "Californication" foi lançado como álbum de estúdio da banda. O álbum finalmente vendeu mais de 16 milhões de cópias e tornou-se a gravação de maior sucesso da banda. Em julho de 2002, a banda lança o seu oitavo disco da carreira, intitulado By the Way que incluía sucessos como, "Dosed", "By the Way" e "Can't Stop". O álbum duplo Stadium Arcadium,foi lançado em 5 de maio de 2006 através da Warner Bros. Records. O álbum vendeu 442 mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana e estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Os single "Dani California" emplacam. Em 2009 durante uma "pausa" da banda John Frusciante deixou a banda novamente sendo substituído em 2010 pelo jovem Josh Klinghoffer.
Atualmente a banda é formada por Anthony Kiedis no vocal, Flea no baixo, Josh Klinghoffer na guitarra e Chad Smith na bateria.

Parabéns RHCP!!!
#RHCPDay

Fonte: Wikipedia, RHCP Brasil

2 comentários:

  1. Que feliz coincidência! Eu nasci no mesmo dia em que Red Hot Chili Peppers foi criado!! 13 de fevereiro! E nasci no mesmo ano em que Foo Fighters foi criado! 1995!! E RHCP foi em 1993! Acho que nasci pro rock n' roll! YEAHH \m/

    ResponderExcluir
  2. Foi a primeira banda de rock realmente que ouvi

    ResponderExcluir